segunda-feira, 14 de maio de 2018

PROJETO DO MUNICÍPIO DE FRONTEIRAS E SELECIONADO PARA REPRESENTAR O PIAUI EM CONFERENCIA NACIONAL

O Projeto SOU GUARDIÃO DA ÁGUA, que tem como objetivo: REUTILIZAR A ÁGUA DA PIA DA CANTINA PARA LIMPEZA DA ESCOLA E DOS VASOS SANITÁRIOS, do município de Fronteiras- PI, foi contemplado na III CONFERENCIA ESTADUAL INFANTOJUVENIL, para ser apresentado na V CONFERENCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL em Brasília durante os dias 15 a 19/06


O referido Projeto foi idealizado pela professora Inácia Ribeiro, com a colaboração da equipe de profissionais da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa - SOUSÃO, bem como com a contribuição do Sr. Joel, do qual tem na sua residência toda uma encanação para captar água da chuva. Destacando a professora Isaura Calyne, que esteve o tempo inteiro acompanhando o projeto, não medindo esforço para o desenvolvimento do mesmo, inclusive estava em Teresina- PI nos dias da conferencia e nos prestigiou com sua presença por algumas horas.





O Projeto SOU GUARDIÃO DA ÁGUA foi apresentado na Unidade Unidade Escolar Jose Aquiles de Sousa no dia 06/04/2018 para toda a comunidade escolar pela delegada Isabelly e seu suplente Vitor Sousa, ambos cursam o 9º ano na referida escola.




Em seguida o Projeto foi cadastrado na plataforma da Conferencia, onde seriam escolhidos 50 projetos para participar da III Conferencia Estadual, nos dias 10 e 11 em Teresina-PI.  O Projeto SOU GUARDIÂO DA ÀGUA foi um dos selecionados entre os 610 projetos.

Dos 50 Projetos que foram para a Conferencia Estadual apenas 1 projeto seria escolhida para representar o estado do Piauí na V Conferencia Nacional Infantojuvenil. O Projeto contemplado foi o do Município de Fronteiras-PI, que representará o Estado do Piauí nos dias 15 a 19/06 na referida conferencia, juntamente com 14 delegados de municípios piauiense, 03 delegados de ações afirmativas, 2 representantes do COE, 1 professor (Inácia Ribeiro) e 01 professor indígena.

PROJETO EXPLICADO PELA ALUNA- ISABELLY

Com o objetivo de reaproveitar  a água utilizada na pia da cantina, para limpar a escolar e vasos sanitários, será implantado uma encanação auxiliar, que irá desviar a água da pia que antes era lançado no esgoto público, está encanação fará com que a água seja lançada numa caixa de gordura, onde irá separar; sólidos, água e gordura, da caixa de gordura a água que já está separada da gordura e dos sólidos, ira para caixa de decantação, caixa esta composta de tela1, areia e tela 2 e bomba de sucção, objetivo este reter alguns sólidos que porventura venham junto com a água, em seguida com o auxilio da bomba  a água será lançada num reservatório e tratada com hipoclorito de sódio, de onde será distribuída pela força da gravidade, para encanação que dará acesso a uma torneira e caixa de descarga dos banheiros.


Além de representar o Estado do Piauí com, PROJETO, DELEGADA E PROFESSOR, durante as atividades realizadas na III Conferencia a Professora Inácia e Delegada Isabelly  conquistaram 4 medalhas.










PROFESSORA INÁCIA - APRESENTADO PROJETO SOBRE SUSTENTABILIDADE ELABORADO NA CONFERENCIA 








Ao retornarmos ao município de Fronteiras fomos recepcionados na residência da delegada Isabelly, onde encontrava-se a Secretária Municipal de Educação - Verônica Maria Pereira Ribeiro e seu  esposo, mãe da Isabelly -  Raque, sua avó - Professora Penha, suplente Victor, secretário de comunicação Clediomar do portal lagoa do rato e alguns colegas de sala de aula.

A Secretária Municipal de Educação Veronica Pereira nos parabenizou, e ouviu com atenção os relatos da  III Conferência Estadual, dando total apoio a execução do projeto.




A Diretora da Escola Professora Maria das Graças da Silva, estava em Teresina participando de uma formação, e nos acompanhou no retorno a Fronteiras demonstrando sua felicidade com tamanha conquista " Conquistar algo não é fácil, exige empenho, determinação e muito reflexão positiva, o que não faltou na idealização do Projeto Sou Guardião da Água da Unidade escolar Jose Aquiles de Sousa, ser escolhido  para representar o Estado do Piauí foi uma conquista inédita para nossa escola, a qual necessita de muito incentivo, de muitas alegrias para seguir firme com um ensino aprendizagem significativo para os nossos educandos. Estou satisfeita em ter nossa Escola, nosso Município e nosso Estado  muito bem representado na V CONFERENCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL, COM O PROJETO SOU GUARDIÃO DA ÁGUA, NOSSA PROFESSORA INÁCIA RIBEIRO E A NOSSA ALUNA DELEGADA ISABELLY MARIA. Pontuou a referida diretora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário